terça-feira, 27 de março de 2012




Religião e espiritualidade me sufocam.  Tudo em relação a Igrejas e Padres e suas crenças. Confesso que sou até muito duro e tenho muito preconceito com esses assuntos.  Mas, deve ser uma coisa normal, ouvi dizer que muitas pessoas vivem por muito tempo sem se relacionar com algum tipo desses temas. Tem gente que nunca entrou em uma igreja e que não acreditam em Deus.  É muito delicado, e por mais que seria fácil me esquivar quando alguém tenta falar sobre isso comigo, vejo uma boa oportunidade pra tocar no assunto. O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância. A religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores de Javé, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos adoradores de Shiva, de Krishna, os devotos do Buda, e por aí vai. Os religiosos se concentram muito mais em defender sua crença contra os outros do que tornar isso uma ferramenta para aproximar as pessoas. Pra mim a religião é um problema que precisa ser posto em questão mais vezes, e é a partir daí que  nota-se a diferença da religião e da espiritualidade. Quando você concentra sua atenção nos valores espirituais, você agrega pessoas, aproxima os diferentes, fazem com que os discordantes no mundo das crenças se dêem as mãos no mundo da solidariedade, na busca de superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero e, inclusive, religião. Você promove a justiça e a paz. 
- Dois motivos me fizeram falar sobre esse tema hoje:  Imagine de John Lennon e meu querido amigo Murillo Rebouças – Que aguenta minhas duras críticas ao seu estilo de vida religiosamente religiosa e santificada. Mas que pouco nota que toda vez que eu o critico ele me ensina e cada vez mais expande meu olhar para uma coisa mais sensitiva. Que não pode ser vista nem tocada e sim sentida.
É muito importante para mim que vocês todos pudessem saber que eu não estou aqui tentando desvalorizar alguma religião sequer do planeta. Eu estou aqui como uma pessoa que respeitosamente tem a curiosidade de querer aprender mais sobre esses temas que pra mim são suspensos, imersos e nebulosos. E apesar de ser descrente de muitos desses assuntos envolvidos, a gente aprende que se quisermos algo na vida, nós temos que dar aquele mesmo algo. Se quisermos compaixão, temos que dar compaixão, se quisermos tolerância, temos que dar tolerância. Se não quisermos ser julgados, não devemos julgar.A religião  que eu espero do mundo, deveria ensinar as pessoas a nunca pensarem de forma limitada, As pessoas aprenderiam ter  o poder  de fazer milagres acontecer. Com o tempo as pessoas amadureceriam e aprenderiam a não querer violência, a não querer guerra. Aprenderiam a querer Paz. Ensinariam nossas crianças o que estamos querendo aprender como adultos. Isso tornaria as pessoas mais abertas, mais vivas e propícias a não ver o mundo de uma forma fragmentada. Não pensaria – ‘ Há, ele é macumbeiro’ ou ‘ Ela é mulçumana’. Elas não julgariam as outras de acordo com a cor da pele ou estilo de cabelo. As vezes, é difícil olhar para o mundo mau lá fora e sentir o desejo ardente de ajudar um outro ser humano. Porém, talvez, se você olhasse tudo com outros olhos, sentiria um puxão no coração. Talvez, sentiriam o desejo de dar um futuro melhor para alguém que mora nas ruas. E talvez, apenas talvez, sentiriam sede de tornar o mundo um lugar melhor. Assim, estou aqui para fazer a seguinte pergunta: O que estão esperando?  
Eu nunca fui de frequentar a igreja, minha família também, nunca senti a necessidade  e acredito em Deus. Eu não acredito é em religião; Em regras; Em mandamentos... Pra mim Deus, sempre esteve próximo de algo mais interior. Não é uma coisa que você precise provar que acredita. Mais uma páscoa  está chegando e eu sinceramente espero um pouco mais de luz e esperança. Se mais pessoas acendessem mais velas, elas tornariam a escuridão menos escura. Nós precisamos trocar ideias, precisamos aprender mais uns sobre os outros. Nós precisamos de amor, sem amor, acho  que não existiria vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário